Formas de apropriação material e imaterial do milagre entre a população neogranadina, séculos XVI, XVII e XVIII

Autores

  • Lina M. Silva Ramírez Centro de Educación para el Desarrollo, Grupo de investigación "Responsabilidad Social y Desarrollo Sostenible", Corporación Universitaria Minuto de Dios
  • Jairo Gutiérrez Avendaño Facultad de Educación y Humanidades, Grupo de Investigación Filosofía y Teología Crítica, Fundación Universitaria "Luis Amigó"

DOI:

https://doi.org/10.34096/mace.v24i1.2611

Palavras-chave:

milagre, santos, Novo Reino de Granada, religiosidade popular

Resumo

Este artigo analisa as formas de produção, apropriação e circulação de milagres entre a população do Novo Reino de Granada durante os séculos XVI, XVII e XVIII. O artigo utiliza o conceito de milagre como condição para a possibilidade de "milagres cristãos", com base em relatos ou diários de viagem escritos por clérigos de diferentes ordens regulares e seculares que percorreram o território em missões missionárias. Desenvolveu-se uma tipologia dos eventos identificados. A metodologia foi orientada por uma visão popular dos milagres, investigando os processos de produção de santos locais, a retórica eclesiástica sobre o cuidado de santos em enfermidades, a configuração de expressões tangíveis e intangíveis de gratidão e os fenômenos de circulação e disseminação de milagres no centro do território mencionado. Também foram identificadas quatro categorias de milagres -de uma imagem sobre si mesma, de assistência, milagres físicos e milagres taumatúrgicos-, agrupados em impessoais, individuais ou coletivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Borja Gómez, J. H. (2012). Pintura y cultura barroca en la Nueva Granada, los discursos so¬bre el cuerpo. Bogotá, Alcaldía Mayor de Bogotá/ Fundación Gilberto Alzate Avendaño.

Borja Gómez, J. H. (2008). Las reliquias, la ciudad y el cuerpo social: retórica e imagen jesuí¬tica en el reino de Nueva Granada. En Chinchilla, P. y A. Romano, A. (comps.); Escrituras de la modernidad: los jesuitas entre cultura retórica y cultura científica. Ciudad de México, Universidad Iberoamericana.

Bouysse-Cassagne, Th. (1997). De Empédocles a Tunupa: evangelización, hagiografía y mitos. En Bouysse-Cassagne, Th. (comp.); Saberes y memorias en los Andes. In Memo¬riam Thierry Saignes: 157-212. Lima, CREDAL/ IFEA, Lima. Disponible en Internet: http:// books.openedition.org/iheal/812?lang=es. Consultado el 31 de octubre de 2014.

Carrasco, R. (1986). Milagrero Siglo XVII. Estudios de Historia Social 36-37: 401-422.

Castellote Herrero, E. (2010). Libros de milagros y milagros en Guadalajara (Siglos XVI-XVIII). Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

Domínguez, M. (2005). ArtisticDis/Placement in Colonial Maracaibo. Delaware Review of Latin American Studies 6 (1). Disponible en Internet: http://www.udel.edu/LASP/Vol6- 1Dominguez.html. Consultado el 31 de octubre de 2014.

Herrera Ángel, M. (1998). Ordenamiento espacial de los pueblos de indios: dominación y resistencia en la sociedad colonial. Fronteras 2 (2).

Le Goff, J. (1999). Lo maravilloso y lo cotidiano en el occidente medieval. Barcelona, Altaya.

Londoño Vélez, S. (2012). Pintura en América Hispana Tomo I: siglos XVI al XVIII. Bogotá: Luna Libros - Universidad del Rosario.

López, M. del P. (2003). El oratorio: espacio doméstico en la casa urbana en Santa Fe durante los siglos XVII y XVIII. Ensayos. Historia y teoría del arte, Bogotá 8 (8): 157-226.

Maldonado, L. (1989). La Religiosidad Popular. En Álvarez, C.; M. J. Buxó y S. Rodríguez, Salvador (comps.); La Religiosidad Popular I, Antropología e Historia. Barcelona, Anthropos.

Muñoz Fernández, Á. (1989). El milagro como testimonio histórico: propuesta de una metodología para el estudio de la religiosidad popular. En Álvarez, C.; M. J. Buxó y S. Rodríguez, Salvador (comps.); La Religiosidad Popular I, Antropología e Historia. Barcelona, Anthropos.

Mauss, M. (1979). Ensayo sobre los dones, motivo y formas del cambio en las sociedades primitivas. En Sociología y Antropología. Madrid, Editorial Tecnos.

Sotomayor, M. L. (2005). Cofradías, caciques y mayordomos. Reconstrucción social y orga¬nización política en los pueblos de indios, siglo XVIII. Colección Cuadernos Coloniales XII, Bogotá, ICANH.

Vargas Jurado, J. A. (1902). Tiempos coloniales. En La patria boba I. Bogotá, Imprenta Nacional.

Vargas Murcia, L. L. (2012). Del Pincel al papel: fuentes para el estudio de la pintura en el Nuevo Reino de Granada (1552-1813). Bogotá, ICANH.

Villalobos Acosta, M. C. (2012). Artificios en un palacio celestial: retablos y cuerpos sociales en la iglesia de San Ignacio Santafé de Bogotá siglos XVII y XVIII. Colección Cuadernos Coloniales, Bogotá, ICANH.

Publicado

2016-06-15

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Formas de apropriação material e imaterial do milagre entre a população neogranadina, séculos XVI, XVII e XVIII. (2016). Memoria Americana. Cuadernos De Etnohistoria, 24(1), 7-31. https://doi.org/10.34096/mace.v24i1.2611